A população niteroiense recebeu em julho uma biblioteca novinha
em folha. Restaurada, equipada com equipamentos de primeira, e um acervo ainda melhor, a
Biblioteca Estadual de Niterói abre suas portas para os músicos e produtores do coletivo Arariboia Rock.
“A proposta do novo projeto é ocupar o espaço no último domingo do mês para que as pessoas conheçam e ocupem o espaço, que ainda é pouco freqüentado, mas tem grande potencial”, explica Pedro de Luna, criador do evento.
O nome
“Cifras e Letras” têm tudo a ver com a Biblioteca Pública e a música, uma vez que toda canção é composta por letras e cifras, e o espaço é um local que abriga letras e cifras – através de
songbooks e biografias. A proposta é que escritores emergentes da cena independente do Estado do Rio divulguem suas obras no local.
LANÇAMENTO DE LIVROS INDEPENDENTES
O objetivo principal deste projeto é criar um evento mensal, sempre no último domingo do mês, com entrada franca. Assim, promove-se a criação da freqüência, formação de público e de um local de referência para o Arariboia Rock na cidade. O evento acontecerá sempre no último domingo do mês, quando as pessoas estão sem dinheiro, criando uma opção interessante, lúdica e acima de tudo democrática, para pessoas de todas as idades e classes sócio-econômicas.
Os objetivos secundários são: divulgar e comercializar livros independentes ou de pequenas editoras no local, apresentar novos talentos das letras, da música e do audiovisual e discutir o cenário e as perspectivas do mercado e da produção/gestão cultural do rock independente no Estado do RJ.
“A biblioteca é um local bacana para fazer as pessoas lerem mais e refletirem sobre sua cidade e sua cultura”, frisa Luna.
O projeto permeia pelo menos quatro áreas: música, ideias, audiovisual e artes visuais. Para esta primeira edição, em caráter experimental, o evento contará com a presença de três jornalistas: Tiago Velasco, Leonardo Panço, e Pedro de Luna.
CRONOGRAMA:
14h / 16h – Abertura do evento com exibição de documentários como “Fanzineiros do Século Passado”, de Marcio Sno, além de clipes de bandas de Niterói e São Gonçalo.
16 / 18h – Debate “Rock independente no Estado do Rio: cenário atual e perspectivas”.
Leonardo Panço – autor dos livros “2001: uma odisséia na Europa” e “Esporro”
Pedro de Luna - autor do livro “Niterói Rock Underground (1990-2010)”
Tiago Velasco – autor do recém lançado livro “Novas dimensões da cultura pop”
Inclui sessão de autógrafos e venda dos livros.
18h-19h – Exibição de curtas e mais vídeos independentes de artistas locais.
Serviço:
Cifras & Letras
28 de agosto, domingo, 14 às 19h
Exibição de clipes e documentários + Debate e lançamento dos livros de Leonardo Panço, Pedro de Luna e Tiago Velasco
Sala Multiuso da Biblioteca Estadual de Niterói – Praça da República s/n, centro
Infos: 3061.2034 / 3601.1956
Nenhum comentário:
Postar um comentário