quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Letras & Cifras dia 28 com três autores independentes na Biblioteca Estadual de Niterói

A população niteroiense recebeu em julho uma biblioteca novinha em folha. Restaurada, equipada com equipamentos de primeira, e um acervo ainda melhor, a Biblioteca Estadual de Niterói abre suas portas para os músicos e produtores do coletivo Arariboia Rock. “A proposta do novo projeto é ocupar o espaço no último domingo do mês para que as pessoas conheçam e ocupem o espaço, que ainda é pouco freqüentado, mas tem grande potencial”, explica Pedro de Luna, criador do evento.

O nome “Cifras e Letras” têm tudo a ver com a Biblioteca Pública e a música, uma vez que toda canção é composta por letras e cifras, e o espaço é um local que abriga letras e cifras – através de songbooks e biografias. A proposta é que escritores emergentes da cena independente do Estado do Rio divulguem suas obras no local.

LANÇAMENTO DE LIVROS INDEPENDENTES
O objetivo principal deste projeto é criar um evento mensal, sempre no último domingo do mês, com entrada franca. Assim, promove-se a criação da freqüência, formação de público e de um local de referência para o Arariboia Rock na cidade. O evento acontecerá sempre no último domingo do mês, quando as pessoas estão sem dinheiro, criando uma opção interessante, lúdica e acima de tudo democrática, para pessoas de todas as idades e classes sócio-econômicas.

Os objetivos secundários são: divulgar e comercializar livros independentes ou de pequenas editoras no local, apresentar novos talentos das letras, da música e do audiovisual e discutir o cenário e as perspectivas do mercado e da produção/gestão cultural do rock independente no Estado do RJ. “A biblioteca é um local bacana para fazer as pessoas lerem mais e refletirem sobre sua cidade e sua cultura”, frisa Luna.

O projeto permeia pelo menos quatro áreas: música, ideias, audiovisual e artes visuais. Para esta primeira edição, em caráter experimental, o evento contará com a presença de três jornalistas: Tiago Velasco, Leonardo Panço, e Pedro de Luna.

CRONOGRAMA:

14h / 16h – Abertura do evento com exibição de documentários como “Fanzineiros do Século Passado”, de Marcio Sno, além de clipes de bandas de Niterói e São Gonçalo.

16 / 18h – Debate “Rock independente no Estado do Rio: cenário atual e perspectivas”.

Leonardo Panço – autor dos livros “2001: uma odisséia na Europa” e “Esporro”

Pedro de Luna - autor do livro “Niterói Rock Underground (1990-2010)”

Tiago Velasco – autor do recém lançado livro “Novas dimensões da cultura pop”

Inclui sessão de autógrafos e venda dos livros.

18h-19h – Exibição de curtas e mais vídeos independentes de artistas locais.

Serviço:

Cifras & Letras

28 de agosto, domingo, 14 às 19h

Exibição de clipes e documentários + Debate e lançamento dos livros de Leonardo Panço, Pedro de Luna e Tiago Velasco

Sala Multiuso da Biblioteca Estadual de Niterói – Praça da República s/n, centro

Infos: 3061.2034 / 3601.1956

Nenhum comentário:

Postar um comentário