terça-feira, 17 de abril de 2012

Lançamento em Brasília dia 05 de maio, vai lá!!!

Apesar de ter a cena independente do Rio de Janeiro como microcosmos para boa parte dos relatos, "Niterói Rock Underground (1990 / 2010)" também aborda artistas, eventos, e outras citações do Distrito Federal.

No livro, Pedro de Luna fala do festival Porão do Rock. Na primeira edição do evento, ele foi o único jornalista carioca que aceitou o convite para conhecer a iniciativa. "No avião do Rio para Brasília só tinha eu, a produtora Elza Cohen e o falecido músico e produtor Tom Capone", lembra o autor, que naquela noite virou fã do Maskavo Roots e não vai ao festival desde 2006. "Foi a última vez, quando aconteceu o último show do guitarrista Rodrigo Netto com os Detonautas, antes de ser assassinado no Rio. Na ocasião eu escrevi um belo texto a respeito que foi publicado no site do Porão".

Ainda sobre o Porão, ele também se recorda do show do Móveis Coloniais de Acaju, quando ganhou o CD demo do grupo. "Acho que foi em 98, e eles tocavam de terno, muitos anos antes de terem música em programa de TV e fazer sucesso". Não a toa, quase dez anos depois, Pedro organizou um show da banda em Niterói, cujas fotos estão entre as mais de 300 do livro.

E também graças ao festival, estabeleceu uma relação de intercâmbio com a banda Bois de Gerião. "Adorava o ska deles e eu tinha tudo, das fitas cassete aos CDs que foram lançados depois. Coloquei no livro a capinha de uma coletânea deles em cassete".

Outras recordações brasilienses que estão no livro são bandas como DFC, 10zero4, Low Dreaw, Os Cabeloduro, Little Quail and the Mad Birds, Rumbora, Sem Destino, Abhorrent e OZ. Estas duas participaram da coletânea Brasil Alternativo, lançada em CD entre 93 e 94 pela gravadora independente Polvo Discos, onde Pedro era estagiário. O jornalista também dá bastante destaque aos fanzines, destacando o Brenda Washer, que na época era impresso em gráfica e um dos melhores da capital federal.

Para quem gosta dos Raimundos, há fotos raras da apresentação da banda em Niterói, no lançamento do primeiro álbum. "O Rodolfo ainda tinha aqueles dreadlocks enormes e tive a oportunidade de gravar uma entrevista em vídeo. Gostaria de incluí-la no documentário que pretendo lançar este ano por que as ideias são muitas", conta Luna, que coordena um coletivo com 200 bandas autorais, o Arariboia Rock.


Serviço:
Lançamento do livro "Niterói Rock Underground (1990-2010)", de Pedro de Luna

Data e horário: 05 de maio, sábado, a partir das 19h

Show com as bandas Horta Project e Red Old Snake.
Local: Livraria Cultura do Shopping Casa Park
Endereço:
SGCV - Sul, Lote 22 - Loja 4-A, Zona Industrial, Guará – DF

Telefone: (61) 3410-4033 // Censura 16 anos // Entrada franca

2 comentários:

  1. http://barulhocultural.com.br/niteroi-rock-underground-1990-2010/ - Publicado em um espaço para bandas e músicos independentes!

    ResponderExcluir
  2. Eu ri muito ao ler aqui sobre quando fomos no mesmo avião a Brasilia a convite do festival Porão do Rock (eu vc e Tom Capone). O avião trepidava e o Tom Capone muito bem humorado que era, fazia piadas surreais,....e o mais engraçado foi que perdemos o avião de volta e tivemos que dormir na casa de alguem que saiu e nos esqueceu trancados na casa e pra não perermos o avião novamente, tivemos que pular um grande muro de ferro lembra disso? rsrsrs

    ResponderExcluir